quinta-feira, agosto 30, 2012

Leituras

Não primava pela cultura, a mulher de um diplomata que o acaso protocolar colocou ao lado daquele conhecido escritor, num jantar oficial. Para o romancista, já de si pouco dado a este tipo de eventos, toda a conversa tinha sido penosa, dado que todas as referências da senhora se situavam nos antípodas dos seus interesses.

Conhecendo embora o seu nome, ela nunca lera nenhuma das suas obras, cujos títulos teve a honestidade de dizer que não conhecia. As suas leituras mais avançadas situavam-se no género "light" das sagas urbanas, com sexo, carros, restaurantes e viagens, feitas de "casos" cruzados, em linguagem coloquial modernaça. Se ela fosse portuguesa, nós já sabíamos alguns títulos...

O escritor, porém, cuidara em ser muito complacente, quando a senhora, com grande admiração, lhe referira algumas das "obras" do género que lera. É que havia alguns desses "colegas" que eram publicados pela sua editora...

Já no fim da sobremesa, a senhora, que continuava deserta de qualquer conversa substantiva, inquiriu, sentindo-se quase na obrigação de mostrar uma simpatia curiosa:

- E agora, o que é que anda a escrever? Diga-me lá...

- Nos últimos meses, fiz uma pausa nos meus romances, revelou o escritor. Estou a escrever uma autobiografia.

- Ah! mas que interessante! E trata de quê?

11 comentários:

Anónimo disse...

:)

Anónimo disse...

A vida não está para risos, Senhor Embaixador...
Mas essa é simples e eficaz: absolutamente genial e merecedora da melhor gargalhada a plenos pulmões de há muito tempo!
Bem Haja

Anónimo disse...

Não faltará dizer que a Srª é loira? (estou a brincar, parecendo-me, também, que o Sr. Embaixador não quis melindrar as mulheres.
É que há tantas anedotas de loiras parecidas com este episódio…)

Teófilo M. disse...

Que grande lufada de ar fresco.

patricio branco disse...

coisas que sucedem, a intenção até era boa

Anónimo disse...

Pois é.... interessante como nas relações sociais os mais responsáveis, como neste caso o suposto intelectual, são ainda os mais intransigentes perante uma convidada como ele. Mas eu não sei.

Anónimo disse...

"...nas relacoes socias os mais responsaveis..."

ah brincalhao!


bem haja

Isabel Seixas disse...


- Ah! mas que interessante!
In FSC

Isabel Seixas disse...

Juro que não estou a ser espirito de cantradição(que ideia...), mas também se podia dar o caso da senhora estar mesmo mesmo distraida...

Porque mesmo assim mais simpática estava a ser Ela.

Isabel Seixas disse...

Agora, Senhor Embaixador, falando de autobiografias gosto mais do género
"Confissões", em prosa, poesia , prosa poética, irrelevante...

Lá para os setenta vou pensar nisso com a ajuda de um "Ghostwriter" que seja o meu fio de prumo com análise séria e acutilante"a Minha querida amiga Helena Sacadura Cabral".

Por enquanto não tenho assim nem duas ou três coisas na minha vida com originalidade sustentada para constituir um devaneiosito de impacto que justifique o investimento...

Pff... Que tristeza...

Dalma disse...

Sr Embaixador, tem mesmo a certeza que isso foi verdade?!! Se sim, felizmente que não foi uma senhora portuguesa!

Fora da História

Seria melhor um governo constituído por alguns nomes que foram aventados nos últimos dias mas que, afinal, acabaram por não integrar as esco...