domingo, maio 08, 2011

Dia da Europa

Hoje, comemora-se o dia da Europa. Sei de algumas pessoas que, nos dias que correm, sentem escassa vontade para o celebrar.

Aqui em Paris, as instituições europeias tiveram a bizarra ideia de o fazer no passado dia 5. Não percebi muito bem porquê. Um amigo, que não renega ironicamente algumas heranças, aventava que talvez tivesse sido para aproveitar a boleia do aniversário de Karl Marx...

Percebo que, com a "zizanie" no euro, com as divisões na Líbia e com as hesitações em Schengen, entre tantas "eurochatices" recentes, alguns possam ser tentados a não dar muita importância a esta data.

Como português, eu dou. Com toda a convicção, comemoro este fantástico projeto de paz e liberdade que, para além de todas as hesitações e contradições, contribuiu para manter largas décadas de convivência democrática.  E que, naquilo que nos toca, ajudou a fazer de Portugal um outro país.  

Nota: utilizo, como imagem, uma fotografia que me acaba de ser mandada, de Brasília, pelo meu amigo Hermínio de Oliveira.

8 comentários:

Unknown disse...

Excelente imagem para retratar um dia importante para a maior parte dos Europeus.

Anónimo disse...

Também como portugues e, tal como o Sr. Embaixador, eu dou.
Hoje estamos todos os europeus de parabéns.
Francisco F. Teixeira

EGR disse...

Eu também dou Senhor Embaixador porque, apesar de todas as viscistudes do processo estamos perante uma construção unica na história dos povos.
E congratulo-me, como português,com o facto de hoje sermos membros,por inteiro, desse projecto e grato a todos quanto o tornaram possível.
E como sei que o Senhor Embaixador também deu,para isso,contributo permita-me que o inclua no reconhecimento.
EGR

Jose Martins disse...

Senhor Embaixador,
Nem me lembrei do dia...Ainda vivo na era de antes das invasões napoleónicas.
.
Como a Europa nunca me deu nada a não ser a compra (nada em conta) do "luxo" de um passaporte "União Europeia - Portugal - Passaporte, passou para o lado da minha amnésia.
.
Pois preferia possuir aquele documento de viagem de capas de cor verde que me dava esperança.
.
Este de cor vermelho dá mau agoiro... Analise-se o que tem acontecido a Jesus que não consegue levar o Benfica à vitória!
.
Não sei se por aqui, hoje, em Banguecoque a efeméride é festejada, como assim foi de quando Portugal, há 25 anos anos, foi integrado, ao som dos "cornetins".
Saudações de Banguecoque
José Martins

patricio branco disse...

dia da europa? connais pas...
Nem uma referencia nos telejornais, nenhum programa comemorativo, artigo informativo, entrevistas, por aqui.
Desprezo completo pelo dia.
Só soube, e já depois dele passado, pelo blogue

Julia Macias-Valet disse...

Para Patricio Branco com saudaçoes europeias ; )

http://europa.eu/abc/symbols/9-may/euday_pt.htm

Anónimo disse...

Bem que me parecia conhecer aquele céu! E logo vi que, de tão azul, não podia ser na Europa. Só em Brasília mesmo!

JR

patricio branco disse...

para JM-V, embora com atraso, agradeço e retribuo. Vou ver.

Fora da História

Seria melhor um governo constituído por alguns nomes que foram aventados nos últimos dias mas que, afinal, acabaram por não integrar as esco...